Brasil, 27 de setembro de 2021

SIGA NOSSAS REDES

Morre Harold Bloom, o maior crítico literário de todos os tempos

(NYT16) NEW HAVEN, Conn. -- April 11, 2003 -- BLOOM-ARCHIVES -- Yale professor Harold Bloom has always railed against what he calls

Harold Bloom desfiava seu conhecimento em críticas permeadas pela inteligência e a coragem

Considerado o maior crítico literário do planeta, o americano Haroldo Bloom morreu aos 89 anos, deixando uma vasta obra sobre a literatura deste e de outros tempos. Acadêmico respeitado, Bloom é responsável pela manutenção da crítica literária viva no mercado contemporâneo, uma das poucas vozes ouvidas neste campo.

Do seu gabinete no campus de Yale, em Massachusetts, Bloom desfiava sua inteligência em críticas às vezes mordazes, às vezes consagradoras, sem meias palavras e permeadas de uma rara inteligência e de um conhecimento profundo sobre as letras.

De acordo com as agências internacionais, Bloom estava com sua saúde deteriorada, apesar de se manter na ativa, lendo, escrevendo e dando aulas. O crítico é autor de inúmeras obras de não ficção, entre elas O Cânone Ocidental, premiado internacionalmente.

A lacuna deixada por Bloom já é debatida nos meios acadêmicos e literários de todo o mundo. Uma voz única, que agora se cala.

 

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
shutterstock_1198878751

Cinco canais do Insta com as mulheres mais gatas nas melhores poses

Você gosta de mulher bonita, mas está de saco cheio …

Poliana rocha

As maravilhosas musas dos sertanejos

Elas arrancam suspiros e cantadas nas redes sociais      …

Rolar para o topo